fbpx

Company News

Colocar a situação fiscal e contábil da sua empresa é importante!

A legislação tributária passa por inúmeras transformações periodicamente, ou para dar incentivos fiscais a certas categorias empresariais ou até mesmo quando há novos entendimentos do Supremo Tribunal Federal.

 

Periodicamente, as taxas tributárias sofrem alterações ou são inseridas novas taxas e isso impacta diretamente na contabilidade do seu negócio. Se você descobriu que está com pendências de taxas e legislações que nem sabia que existiam, corra atrás de uma solução para isso agora fazendo uma regularização de contabilidade de sua empresa para que não vire uma bola de neve.

 

Através de um check-up contábil da sua empresa, podemos descobrir se há pendências de débitos e processos com o governo para te ajudar a ressarcir de uma vez por todas. Geramos um relatório com todas as pendências fiscais, te apresentamos apontamentos de quais processos precisaremos passar junto com você para regularizar sua situação contábil.

 

Conforme dissemos no outro post, só nesse ano, a Receita Federal notificou 716.948 micro e pequenas empresas inscritas no Simples por atraso no pagamento. As dívidas totalizam R$ 19,5 bilhões e, caso não quitem o débito em até 30 dias do recebimento da notificação – em parcelas ou por compensação – as empresas inadimplentes podem ser excluídas do regime especial de cobrança de tributos. O teor da notificação que alerta para o risco de exclusão do regime pode ser acessado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC).

 

São diversos os fatores que levam às micro e pequenas empresas ao endividamento. No entanto, empresas que não possuem um planejamento mínimo costumam ter problemas financeiros ainda maiores. Diante de um cenário financeiro mais crítico é fundamental que as empresas revejam seus custos e receitas para que possam agir. Assim, antes de partir para a renegociação de dívidas tributárias, a empresa deve rever o seu financeiro e fazer um bom planejamento. Isso faz com que os empreendedores ajam de forma mais estratégica, evitando o surgimento de novas dívidas.

 

Mais do que avaliar o montante de sua dívida, o empreendedor precisa saber qual a capacidade do seu negócio de cobrir todas as suas despesas, além de arcar com suas obrigações. Uma das formas mais eficientes de se planejar e saber se a empresa conta com recursos suficientes para se manter é o controle do fluxo de caixa. Através dessa medida o empreendedor é capaz de saber quanto de recursos possui e quais são as suas capacidades em termos financeiros.

 

A importância de um contador

 

Nos processos de renegociação e financeiro, contar com o auxílio de um contador faz toda a diferença. Além de ajudar no cálculo do montante, o contador pode auxiliar a empresa a desenvolver melhores práticas para a sua gestão contábil. Os nossos serviços de contabilidade oferecem soluções para as questões burocráticas do dia a dia de toda empresa. Além disso, o contador é capaz de sistematizar o recolhimento de impostos evitando que novas dívidas, ou mesmo a aplicação de sanções venham ocorrer.

 

Com um contador, as micro e pequenas empresas podem contar com soluções mais rápidas. Isso porque esse profissional é capacitado para avaliar os dados financeiros e sugerir medidas dinâmicas visando melhorar a situação do seu negócio. Por mais que os impostos sejam um ônus para todas as empresas, o recolhimento através do Simples Nacional representa mais vantagens do que desvantagens. Por isso, vale a pena encarar o problema de frente e buscar medidas que possam trazer uma solução, mesmo que a longo prazo.

 

A regularização de uma empresa não é apenas o processo de abertura, através do qual se obtém os registros e cadastros necessários de acordo com o porte e atividade escolhidos. Muito menos o fato dela simplesmente possuir um CNPJ ativo. Estas etapas são apenas para que ela possa estar formalizada e pronta para iniciar suas operações perante ao fisco, porém, como regularizar uma empresa é outra questão, muito mais ampla.

 

Com suas atividades iniciadas, a empresa passa a ter tarefas a serem executadas. É necessário, por exemplo, manter em dia seus registros contábeis, pagamento de impostos, entrega das obrigações acessórias, entre outras ações. Com o controle do fluxo de caixa, por exemplo, o empreendedor é capaz de saber quais os momentos mais críticos do financeiro da empresa e, com isso, antecipar a obtenção de crédito em condições mais vantajosas, caso seja necessário.  Além do controle do fluxo de caixa, o empreendedor pode adotar outras medidas que podem beneficiar o planejamento.

 

Para fechar com chave de ouro, a Onix leva até você o que pode ser o seu melhor aliado na hora do planejamento, sempre lembrando que deve estar sempre alinhado com os objetivos que a empresa pretende atingir. Este documento chamado balanço patrimonial é um relatório contábil que descreve toda a movimentação financeira de um empreendimento. Com ele, você tem a informação do fluxo de caixa, propriedades, dívidas e pagamentos a receber. Documentos como este podem ajudar um empreendedor a trazer investidores para a sua empresa.

 

A contabilidade não precisa ser vista de uma forma obrigatória e um custo desnecessário para as empresas. Lembre-se de que ela pode ser o seu maior apoio para o crescimento em grande escala, auxiliando no gerenciamento, planejamento e controle das finanças através dos documentos contábeis realizados pelo contador. Então entre em contato conosco e deixe os seus comentários aqui embaixo que vamos responder a todas as suas dúvidas!

Leave a Reply

Open chat
1
Fale com nosso time de especialistas!
Powered by